DIACONATO QUADRANGULAR

4:18 PM 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Guarapuava 2 Comments

Hino Oficial do Diaconato
No serviço do meu rei
Minha vida entreguei,
No serviço de Jesus,
Sigo em frente, sou feliz, vivo na luz.

Diaconato é serviço
Diaconato é amor,
Diaconato é carinho,
Tudo isso, ao meu Senhor!

Vou cantando alegremente
Vou servindo ao meu Senhor
Sinto orgulho no que faço,
Tudo devo ao Salvador!

Tenho um compromisso sério
Coração agradecido,
Desafio-me ao serviço
Sendo assim bem decidido.

Sou guerreiro consagrado
Sou fiel, disciplinado
Com amor sigo em frente,
Por suas mãos, serei coroado!

DIACONATO QUADRANGULAR .



1- Atitude mental positiva.Estar consciente de que uma boa palavra ou bom atendimento marcará bastante uma pessoa que vem pela primeira vez.
2 -Atitude espiritual apropriada.Deixar transparecer no rosto a alegria da salvação da alma.
3 -Nunca apresentar na porta sem oração.Sabendo que apresentará diante de pessoas que chegarão com os mais diferentes sentimentos: passivos como de opressões malignas.
4- Mostrar simpatia.Demonstrar que o trabalho que está fazendo não é simples obrigação, mas é desenvolvido com amor, dedicação e alegria.
5- Mostrar um aspecto agradável.Aspecto exterior: roupa, cabelo, sapatos, higiene, dentes, a importância do uniforme.
Aspecto interior: paz, serenidade e simplicidade.
6- Mostrar uma personalidade agradável.Demonstrar um caráter Cristão, consciente de suas responsabilidades.
7 -Ser cortês-gentil.Demonstrar educação, polidez, ser afável no tratamento com as pessoas, especialmente com o visitantes.
8- Usar de tato.Usar suas habilidades para convencer as pessoas a voltarem outras vezes.
9 -Fazer com que as pessoas sintam-se bem.
E que foi observada e que alguém quer que ela volte.
10- Ser insistente.
Mas com sabedoria e evitar toda a impressão de fanatismo, dando assim um impressão correta da Igreja.
11- Lembrar sempre.Que o bem estar do povo depende de quem serve, por isso servir com alegria e satisfação.
12- Saber que faz parte do culto.Que toda sabedoria, prudência, reverência e respeito, é primeiramente observada nos oficiais, que o povo seguirá ou fará o que observar nos que trabalham ou servem na Igreja.
13-Providenciar o necessário.Para o bom andamento do culto sem ser preciso a intervenção dos pastores.
14-Observar as curas .
Visitas, testemunhos e conversões e fazer a contagem das pessoas durante os cultos.
15-A qualquer movimento da IgrejaComo crianças chorando, correndo, assim como pessoas chupando balas ou lendo revistas, chamar a atenção ou então avisar os pastores no Púlpito no caso de não ser atendido quando for chamada a atenção.
16-ObservarO movimento aos banheiros tanto feminino como masculino para que não haja prejuízos para a Igreja, como também ajuntamento de pessoas nos mesmos.
17-Saber que desde que esteja na Igreja também é responsável
Pelo bom andamento do culto, não deixando a responsabilidades somente com os que estão escalados.
18-Sempre estar usando uniformeSapatos pretos e também com o crachá.
19-Chegar no mínimo trinta minutos adiantado do horário do cultoPara a verificação do templo se está tudo em ordem para o culto.
20-Na distribuiçãoDa ceia com todo o respeito e reverência. Observar se todos os aptos para a ceia foram servidos.
21-Estar sempre uniformizadoTodas as vezes que estiver na escala. É requeridos dos Diáconos e Diaconisas o uniforme para o trabalho o mais breve possível.
22-Toda reclamação
A respeito da escala ou qualquer assunto com referência ao Diaconato deve ser feita ao Diretor, pessoalmente pela própria pessoa.
23-Os Diáconos devem
estar cientes que suas responsabilidades como servos de Deus, não se prende apenas no trabalho reconhecidos como servos de Deus, por isso é importante zelar do testemunho e vida espiritual para não ser envergonhado pelo diabo diante das pessoas, diante de si mesmo e de Deus. O poder do servo de Deus não está nas palavras que diz, mas na vida consagrada que vive.
24-Os Diáconos e Diaconisas
devem estar atentos com suas responsabilidades, na Igreja do Senhor, exemplo: lixo nos banheiros, água no bebedouro, manter os vidros abertos para a ventilação do ambiente, ficar atentos para não se encontrar encostado nas paredes e portas, não ficar conversando durante o culto, verificar atentamente as toalhas de mesa e cortinas da Igreja se haver necessidade avisar o diretor do diaconato e leva-la para serem lavadas e passadas, o mesmo com os aventais de batismo, em dias de ceia lavar e enxugar os cálix, em dias de casamento todos os Diáconos e Diáconisas são responsáveis pela ordem da cerimônia matrimonia

Requisitos básicos para diáconos e diaconisas.
O que significa a palavra Diácono?

No grego é servo, assistente, e isto não nos priva de pregar o Evangelho em público, pois dois deles que foram escolhidos para serem diáconos foram pregadores e evangelistas. São eles Estevão e Felipe.

Os requisitos para ser diácono (1º Timóteo 3:8):

SER HONESTO (honrado), casto, que quer dizer que observa a castidade, reto no proceder.

NÃO DE LINGUA DOBRE, isto é, não ser fingido, não ser traiçoeiro, que ilude as duas partes.

NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho é bebida alcoólica Pv.20:1.

NÃO COBIÇOSOS, isto é, cheio de cobiças, pois isto levanta contendas.

NÃO TORPE, vergonhosos, obsceno e indecente.

NÃO GANANCIOSOS. Ganho ilícito, muito juros.
1º Timóteo 3:9 "guardando o ministério da fé; sete vocábulo nas escrituras nunca significa somente uma coisa estranha, mas um segredo revelado ou Colossences 1:26 e 27.
1º Timóteo 3:10 diz: "E também estes primeiros provados depois sirvam... “Provados é: que tenham demonstrado experiência na obra. Por exemplo: na oração, não ser tímido, mas cheio do poder de Deus”.

IRREPREENSÍVEL: que não da lugar a repreensão ou a censura. (I Timóteo 3:12) "Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, isto é, no tempo da lei os homens possuíam mais de uma mulher, por esse motivo o apóstolo Paulo deu esta advertência”. ...E governa bem seus filhos e suas próprias casas. (I Timóteo 3:12b). Governar é dirigir, administrar, reger, conduzir com autoridade, ordenar. Governar os filhos: traze-los sob sua sujeição, isto é, quebrar a vontade dos filhos, principalmente enquanto menores" não ser durão e sim ter autoridade, amá-los. (Efésios 6:4).
(I Timóteo 3:13) "Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição... "Posição: lugar de destaque, classe, lugar que não são todos que possuem. "...e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus". (I Timóteo 3:13b).

MUITA CONFIANÇA: significa crédito, isto é, confiança na fé que há em Cristo Jesus (pessoas desesperadas que nos procuram para orar por eles). Paulo, o apóstolo, aplicou nos seus ensinamentos a mesma base dos primeiros apóstolos (Atos 6:1 a 7).

Estevão sendo Diácono, não estava impedido de pregar o Evangelho. Nós também devemos ter esta fé e poder. Ninguém nos obriga a pregar o Evangelho, mas se sentimos desejo de pregar o Evangelho, sendo Diáconos nada impede, porque Felipe pregou também. Atos 8:29 a 35.

Devemos ser humildes e simples, (Mateus 11:29; Romanos 16:19). Devemos pensar sempre que fomos chamados para servir, e não ser servidos, servir a Jesus, (João 12:25 e 26). O perigo de servir o homem (I Coríntios 3:4 e 5).

Os mesmos requisitos que se exige dos Diáconos é exigido também dos Pastores (I Timóteo 3:1 a 7). Agora para as Diaconisas: (I Timóteo 3:11) "da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo". Honestas: honradas, retas no seu proceder, não maldizentes: que costumam dizer mal dos outros; sóbrias: são mulheres que se caracterizam pela exclusão do luxo, dos excessos de ornamentos (I Tessalonicense 5:6 a 8): fiéis em tudo: que cumpre aquilo que se obrigou. Servindo assim, somos guardados pelo Senhor (SaLmo 31:23 a 24).

Temos que ser o exemplo dos fiéis. (I Timóteo 4:12b), nos diz: "mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra...", quer dizer ter bons conhecimentos da Palavra de Deus e com nossas próprias palavras (SaLmo 19:14 e SaLmo 4:6).
... no trato... nosso modo de proceder com os outros (Tiago 3:13).
... na caridade... este é o Dom do amor, é ter afeição profunda, afeto, compaixão (Romanos 12:9 e 10).
... no espírito... isto é, fervoroso no Espírito (Romanos 12:11).
... na fé ... isto é, na fé em Cristo Jesus. Porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Exemplos de mulheres que serviram o Senhor como Diaconisas Romanos 16:1,3 e 12.

Diácono

DFala-nos da DEDICAÇÃO ao Senhor. Realmente os Diáconos devem esforçar-se num devotamento crescente a Jesus, numa devoção ao Mestre numa consagração aos menos favorecidos na vida.
I O i fala-nos de Ideal. E o ideal do Diácono é ajudar aos pobres e tudo fazer para minorar o sofrimento dos que padecem e choram.

Á Lembra-nos o dever da ASSISTÊNCIA, de proteção e socorro que os Diáconos prestam desinteressadamente aos órfãos, viúvas e necessitados.
C Já a letra C faz-nos pensar em COOPERAÇÃO, trabalho em comum, espírito de unidade para objetivos santos e louváveis.

O Através desta letra vem-nos á mente o vocábulo ORAÇÃO. Os Diáconos devem ser crentes de muita Oração. A piedade deve ser uma característica continua. Suas orações não são apenas de súplicas e intercessões constantes em favor dos corações sofredores, mas também de orações de gratidão e louvor ao Pai celeste, na manifestação do seu amor, bondade e benefício.
N Esta letra sugere-nos as NECESSIDADES múltiplas da alma humana, necessidades que só poderão ser satisfeitas por Jesus. Mas necessidades que devem ser vistas e observadas ternamente pelos abrigados DIÁCONOS de nossas Igrejas.

OSurge novamente a letra O. A palavra ORDEM flui naturalmente. Os Diáconos cuidam da boa ordem no culto e em outras atividades eclesiásticas. Mostram-se zelosos, cheio de cuidado para que tudo se faça com decência e ordem. E a ordem, como diz o lema da nossa bandeira, traz o progresso, a paz, a harmonia, a concórdia.


Você sabe o que quer dizer a palavra Diácono ?

Quer dizer servo, assistente, servente. Quer dizer responsabilidade. Quer dizer compromisso. Quer dizer amor. Quer dizer gratidão pela salvação. Quer dizer pronto a obedecer. Quer dizer fidelidade. Quer dizer pronto a ouvir as ordens do Rei Jesus. Quer dizer ao inteiro dispor do mestre Jesus. Quer dizer enviado. Quer dizer Ministro.

SER DIÁCONO É MUITO MAIS DO QUE TUDO ISTO, É SER FELIZ NA PRESENÇA DE DEUS.

(I Coríntios 3:5 e 6)

Afinal de contas, quem é Paulo ou quem é Apolo,
senão ministros quais crestes, e isto conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.


Áreas do trabalho diaconal.

No início foram escolhidos, para um trabalho de assistência social com as viúvas e pessoas necessitadas, mas eles foram além destes serviços interno e se destacaram em todo o trabalho da Igreja, como Felipe e outros.

Vejamos algumas áreas que os Diáconos se destacaram na Igreja primitiva, e que hoje também os Diáconos devem exercer com o poder do Espírito Santo e sabedoria.


1º Pregação da Palavra de Deus Atos 6:8

2º Oração pelos enfermos Marcos 16:18

3º Visitação nos lares Marcos 1:29 a 31

4º Cuidar do patrimônio Marcos 11:16

5º Manter a ordem no culto I Coríntios 14:40

6º Evangelizar Atos 8:5 e 6

7º Ministrar aulas II Timóteo 2:15

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO

COM A ESPOSA: respeito, proteção, carinho, atenção, fidelidade (Oséias 2:19 e 20).

COM O MARIDO: respeito, atenção, submissão, sabedoria, (Efésios 5:22).

COM OS FILHOS: companheiro, amigo, firmeza, amor, (Efésios 6:4; Atos 21:8 e 9).

COM A CASA: zelo, cuidado, limpa, arrumada. (Tito 2:8).

COM A VIDA FINANCEIRA: (Filipenses 4:19, Salmos 37:18 e 19; Salmos 112:1 a 9).

COM OS VIZINHOS: respeito, educação, pronto para servir. (Atos 6:3).

COM O EMPREGO: compreensão, justiça, retidão. (Efésios 6:9).

COM O PATRÃO: diligência, atenção, obediência. (Efésios 6:5 a 7).

COM MISSÕES: voluntariedade, mordomia, dedicação. (II Coríntios 8:1 a 10).

CONSIGO MESMO: vigilância, temor, consagração. Salmos 10:18, Tito 2:8).


LEMBRE-SE

A VIDA DO DIÁCONO PRECISA SER UMA VIDA DE TESTEMUNHO TRANSPARENTE, SEJA NA FAMÍLIA, NA IGREJA, TRABALHO, COM ESTRANHOS, ONDE ESTIVER, QUE SEJA UMA LUZ BRILHANTE, CLARA E LIMPA PARA A GLÓRIA DE DEUS E BENÇÃO PARA A IGREJA.


Lembre-se que ser Diácono e Diaconisa não é um cargo,
mas um ministério a serviço do Rei Jesus.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado,nos faz ter a certeza da grande honra que fazermos parte de um Ministério Diaconal, e o quanto ainda podemos aprender uns com os outros Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir